Quem somos?

“Projectos Old School” é uma fansub formada por uma equipa de pessoas que partilham o gosto pelos animes old school, por animes antigos e também outros não tão antigos que tenham o mesmo “toque” clássico. Em raras excepções, também existirão projectos de animes relativamente recentes, pois na opinião dos membros da fansub, pouco ou nada se aproveita dos animes de hoje em dia. Nós, com esta iniciativa queremos mostrar que o anime nem sempre foi assim.

Os animes actuais são infinitamente inferiores aos antigos. Qualquer pessoa com 2 dedos de testa sabe ver isso. Infelizmente, aos animes antigos, é-lhes dado pouco destaque, e são suplantados por essa sombra do que foi o anime, que anda por aí nos dias de hoje. Quando não se está na moda é assim. Mas por isso é que nós existimos.

A origem do nome “Projectos Old School” provém da palavra inglesa “Old School” que simboliza a velha guarda de animes, e, ao mesmo tempo simboliza um clima de respeito para com os animes e o seu status “cult”, o ideal para nós. O “c” em projectos denuncia a nossa nacionalidade.

O nascimento da fansub remonta a Setembro de 2011, com origem em diversas parcerias entre os membros da fansub, no passado, freelancers, e devido à escassez de anime antigo e de qualidade legendado em Português de Portugal, decidimos criar este projecto.

Apreciamos críticas, com intuito construtivo e destrutivo.

Atentamente,

A equipa Projectos Old School (POS)

FAQ

P: O que é um anime “old school”?

R: Numa resposta breve, são todos os animes entendidos de 1999 para trás. Old School também pode significar animes mais obscuros (leia-se desconhecidos), que também entram no nosso leque de projectos. Claro que é uma coisa relativa, o que é old school para nós pode não ser para ti e vice-versa.

P: Porque disponibilizam projectos em hardsub e softsub?

R: Os projectos com dual áudio e que não sejam encodados por nós saem em softsub. Usamos hardsubs nos projectos encodados por nós, com o intuito de conseguirmos visualizar os .mkv/.mp4 em discos multimédia com mais idade, ou nas consolas (ps3, xbox, etc…), ou até mesmo para gerar menos problemas a nível de legendas. Os animes em hardsub vão preparados para o utilizador final, que apenas quer o anime para o ver, sem complicações de codecs e afins. No fundo, tudo se resume à nossa opinião de que softsubs são uma porcaria e hardsubs são melhores.

P: Encontrei um erro numa legenda, ou noutra coisa qualquer de um projecto vosso, e agora?

R: Podes reportar o erro pelo formulário “Contacto”, que nós tratamos do resto. E agradecemos. Se estiver em softsub, poupa-nos trabalho e corrige o erro tu mesmo.

P: Gosto do que vocês fazem por aqui, como posso ajudar-vos?

R: http://www.projectosoldschool.com/recrutamento

P: Posso encontrar os vossos projectos por mais algum lado?

R: Claro que sim. No ADC (conta do nosso colega Libra) há alguns projectos nossos. Se virem projectos nossos pela net fora também não é de estranhar, embora não sejamos nós que os pomos lá.

P: Vocês disponibilizam DVD’s Retail?

R: Não. Já que não apoiamos a pirataria, somos totalmente contra a disponibilização de DVD’s Retail em Português de Portugal.

P: Não apoiam a pirataria?

Não. Tentamos fazer projectos que na sua maioria, não têm licença em Portugal, ou se a tiveram, a mesma expirou. Também não ganhamos dinheiro com isto, os únicos que deviam ganhar dinheiro com isto são os autores dos animes. Tudo o que aqui está é para uso exclusivamente doméstico, e qualquer uso além desse, é alheio a nós, pois cada pessoa é responsabilizada pelo que tira da Internet, como roga o antigo ditado “cada cabeça sua sentença”.

P: Como será a adopção do novo acordo ortográfico nos vossos projectos?

R: Somos contra o acordo ortográfico, e todos os nossos projectos futuros e até à data, não serão abrangidos pelo novo acordo ortográfico. Pelo menos enquanto a nossa bandeira continuar vermelha e verde.

P: Tenho uma questão que não foi respondida aqui, ou gostava de mandar algum feedback à vossa equipa.

R: http://www.projectosoldschool.com/contacto/